Papo de Barbeiro

Barba de lenhador: tudo o que você precisa saber

Bruno Mai
Escrito por Bruno Mai em 14 de dezembro de 2019
Junte-se a mais de 1.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você já tem barba ou está trabalhando para que ela cresça em breve, já deve ter ouvido pelo menos falar na barba de lenhador.

Assim como os cabelos e roupas, os pelos faciais também estão sujeito às variações da moda. A barba de lenhador, com o auxílio da internet e dos grandes catálogos de moda, se tornou um símbolo de personalidade e estilo nos últimos anos, figurando entre as mais desejadas entre os homens.

Muitas pessoas, ao pensar no estilo lenhador, logo imaginam uma barba corpulenta e longa, o que na maior parte dos casos é verdade. O que poucos sabem, no entanto, é que qualquer homem pode cultivá-la em seus rostos.

Logo, se você admira esse estilo e acha que ele combina com a sua personalidade, continue lendo o artigo e saiba como você pode conquistar a sua própria barba de lenhador e mantê-la bem cuidada.

Você sabe o que é barba de lenhador?

homem-com-barba-lenhador

Apesar do nome ter ganhado grande popularidade nos últimos anos, ainda é comum que pessoas não saibam diferenciar a barba de lenhador de outros estilos de barba existentes.

O estilo, que se tornou sinônimo de modernidade e masculinidade, tem como referência os lenhadores norte-americanos, que ostentam uma aparência rústica e exótica, ao mesmo tempo.

Neste estilo, os fios costumam ser mais longos no centro e levemente aparados nas laterais, o que garante uma aparência mais afilada ao mento (queixo).

A rusticidade, por sua vez, não deve ser sinônimo de desleixo. Por isso, é comum que a barba de lenhador seja cuidadosamente aparada e modelada, deixando a região das bochechas e do pescoço livre de pelos.

O bigode ajuda a compor o visual, no entanto, existem diferentes maneiras de exibi-lo. Enquanto alguns homens preferem um bigode mais alongado, encontrando-se com a barba, outros o preferem mais curto. Questão de gosto, apenas.

Ostentar esse estilo não significa, necessariamente, carregar um machado sobre os ombros enquanto veste uma camisa xadrez de flanela. Também não é preciso ser um hipster urbano para que o estilo lhe caia bem.

Para exibir a desejada barba de lenhador, basta assumir o estilo e, principalmente, adotar uma rotina de cuidados para garantir a boa aparência dos pelos.

Quem pode usar a barba de lenhador?

Qualquer um que tenha barba pode investir no estilo lenhador. Homens de barba grossa e densa podem ter maior facilidade em adotá-lo, precisando apenas aparar e modelar a barba adequadamente.

Contudo, nem todos os homens são agraciados pela genética e a barba de lenhador pode precisar de um “empurrãozinho” para acontecer.

A barba está diretamente relacionada à biologia masculina. Ela surge durante a puberdade, através da ação da testosterona. Os pelos, que durante a infância eram finos e transparentes, adquirem coloração escura e textura grossa.

Apesar disso, a testosterona não é a única responsável por definir se um homem terá barba ou não. Isso porque existem fatores genéticos que estão diretamente relacionados a ela.

Se o seu pai, por exemplo, tem um rosto naturalmente liso, você provavelmente terá o mesmo problema (ou solução, para os que não gostam de se barbear regularmente). Por outro lado, existem maneiras de estimular o crescimento da barba mesmo na fase adulta. Falaremos sobre isso mais adiante.

Democrática e versátil, a barba de lenhador se adapta a qualquer formato de rosto. Para homens de mento arredondado ou quadrado, o estilo ajuda a disfarçar a característica.

Também é possível utilizá-la mais ou menos longa, combinando facilmente com diversos cortes de cabelo. Assim, seja você um metaleiro raiz ou um executivo de terno e gravata, é bastante provável que a barba de lenhador te ajude a compor um visual único e cheio de personalidade.

Como fazer crescer a barba de lenhador? Confira 5 dicas

Se você é acostumado a se barbear com frequência, pode ser mais difícil enfrentar a fase de “cultivo” da barba de lenhador.

Isso porque a barba cresce diariamente de 0,3 a 0,6 mm/dia e a ansiedade pode dificultar a espera pelos resultados. A primeira dica, neste caso, é ter paciência: você pode não notar o crescimento de um dia para o outro, mas a diferença torna-se perceptível com o decorrer das semanas.

Também é comum que o crescimento torne visível falhas até então desconhecidas, o que pode tornar o processo frustrante. Lembre-se que a genética é importante ao determinar como será a sua barba, mas existem meios de driblar alguns problemas comuns. Confira:

1. Evite passar as mãos na barba

Se você está ansioso para que a sua barba cresça logo, pode ser quase irresistível passar as mãos para sentir sua evolução. No entanto, sabe-se que as mãos e unhas carregam uma série de bactérias e impurezas, além da própria oleosidade, que tendem a se acumular entre os pelos, favorecendo o surgimento de cravos, espinhas e a temida foliculite.

2. Mantenha a higiene

Você já deve ter lido ou ouvido falar sobre as várias pesquisas que apontam quão suja uma barba pode ser. Para evitar isso, é importante desde o início zelar pela boa higiene dos seus pelos faciais. Além de manter longe as bactérias nocivas ao organismo, o cuidado ainda de ajudará a manter os folículos livres da oleosidade que pode prejudicar o crescimento.

3. Invista em produtos específicos

Se você ainda lava a sua barba com shampoo de cabelo ou, pior ainda, com sabonete, precisa rever isso antes de começar a cultivar a barba de lenhador. Apesar de parecerem todos iguais, existe um esforço da indústria em desenvolver produtos adequados às necessidades específicas de cada parte do corpo.

Utilizar produtos inadequados pode favorecer o enfraquecimento dos pelos, queda, quebra, opacidade, coceira, ressecamento, entre outros problemas. Você provavelmente não quer nada disso, não é mesmo?! Então, desde o início, invista em produtos específicos, como o shampoo para a barba, balms e óleos.

4. Faça massagens no rosto

Na busca por acelerar o crescimento dos pelos, as massagens faciais podem ser grandes aliadas. Isso porque ela ajuda a aumentar a circulação sanguínea e a oxigenação na região dos pelos, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos mesmos.

Para isso, basta massagear suavemente a região com a ponta dos dedos e sempre com as mãos limpas. Faça isso por aproximadamente 2 minutos, que podem ocorrer durante o banho, por exemplo. Caso você faça uso de tônicos ou loções para crescimento da barba, este é um bom momento para incluir a massagem.

5. Cuide-se de dentro para fora

Não adianta utilizar os melhores produtos se, por dentro, o corpo está carente de cuidados. Para que a barba cresça de maneira bonita e saudável e preciso zelar pelo equilíbrio e saúde do organismo como um todo.

Para isso, beba pelo menos 2 litros de água por dia, alimente-se com qualidade e evite hábitos deletérios, como o tabagismo e o sedentarismo.

A carência nutricional também pode prejudicar o crescimento dos pelos, por isso, vale a pena consultar um especialista e, se necessário, iniciar o uso de multivitamínicos e/ou suplementos específicos. As vitaminas A e as do complexo B costumam ser muito importantes nesse processo.

Como cuidar e manter a barba de lenhador?

Depois de alcançado o crescimento desejado, é hora de, finalmente, aprender como manter a barba de lenhador.

O primeiro passo é definir o seu estilo. Se você chegou até aqui é porque provavelmente já adotou a barba de lenhador como o seu próximo visual e está decidido a segui-lo.

Se você quer deixar a barba crescer do zero ou está acostumado com versões mais curtas, é importante saber que o processo exigirá muita paciência. No início ela pode ficar desalinhada e até um pouco estranha, mas é uma etapa necessária.

Para te motivar, salve fotos de como você gostaria que a sua barba ficasse. Sempre que pensar em desistir, lembre-se que existe um objetivo que fica mais próximo a cada dia.

Deixar a barba crescer também não significa abrir mão das idas ao barbeiro. Escolha uma pessoa de confiança e visite-o a cada duas ou três semanas. Por conta de sua experiência, ele te ajudará a melhorar a aparência da sua barba e moldá-la no estilo barba de lenhador.

Se a limpeza já era essencial durante o crescimento, ela é ainda mais indispensável quando os fios estão longos. Por conta do cumprimento e da densidade dos pelos, poeira, bactérias, oleosidade e até mesmo partículas de comida podem facilmente se prender entre eles, o que deve ser sempre evitado.

Higienize-a diariamente ao acordar e antes de dormir e procure utilizar um shampoo para barba pelo menos três vezes por semana. Dar aquela verificada na região ao fim de cada refeição também é sempre bem-vindo!

Dome a fera!

A barba de lenhador é bonita na televisão e nas fotos do Instagram, mas o que ninguém conta é que ela não é sempre assim. Sem a devida manutenção, a barba pode se tornar um grande emaranhado de fios rebeldes e nada vistosos, portanto, domar a fera é essencial.

Se você não pode ou não quer ir ao barbeiro regularmente, é preciso aprender como fazer isso em casa.

Uma vez que você conhece o formato de uma barba de lenhador, basta desembaraçá-la, de modo a alinhar os fios, e cortá-los cuidadosamente, seguindo o desenho do rosto. Faça isso com os pelos secos, já que os fios crescem em sentidos diferentes uns dos outros.

O bigode também deve receber a devida atenção. Lembre-se de nunca deixar que ele cubra a sua boca. Para isso, penteie os fios para baixo e corte-os seguindo a linha dos lábios superiores.

Como já mencionamos, a barba de lenhador preza por um visual rústico, mas não desleixado. Utilize uma navalha (apenas se tiver habilidade para usá-la) ou lâmina de barbear para contornar o desenho, deixando as bochechas e o pescoço livre de pelos. Utilize sempre um creme de barbear – sabonete, não! –, ele ajuda a amaciar os pelos e a diminuir a irritação.

Pode ser difícil fazer isso no começo, mas, com o tempo, você se tornará um verdadeiro especialista em barba de lenhador.

Depois de devidamente aparada e limpa, é hora de modelar. Há dias em que apenas uma passada de pente será suficiente, enquanto outros podem pedir o uso de óleos ou outros produtos condicionantes. Isso ajuda a manter os fios alinhados e menos rebeldes.

Para estilizar a barba, é comum apostar em pentes com dentes de madeira e/ou escovas com cerdas naturais, que tornam os fios mais lisos e menos eriçados.

Os óleos para barba podem ser usados diariamente, na hora de estilizar ou antes de dormir, devolvendo maciez aos fios. Já o balm para barba é mais denso e ajuda a modelá-la, podendo ser utilizado diariamente. Ambos possuem aroma agradável e ajudam a compor uma personalidade e estilo únicos para o dia a dia.

Resumindo

Utilizar a barba de lenhador é muito mais do que copiar um estilo que está na moda. Trata-se de utilizar a moda a seu favor e criar o seu próprio estilo, seja ele qual for.

Uma das grandes vantagens deste estilo é que ele não exige tanta manutenção, que na maioria das vezes pode ser feita em casa, desde que com o auxílio dos itens adequados.

Se você ainda está cogitando deixar a barba crescer ou quer saber como acelerar o processo, é importante evitar alguns hábitos nocivos que muitas vezes passam despercebidos, como passar as mãos muitas vezes, coçar, usar produtos inadequados ou até mesmo cultivar maus hábitos de saúde.

Lembre-se que a barba cresce de dentro para fora, por isso, é importante zelar por sua saúde e se manter saudável para que ela tenha uma boa aparência.

Depois de atingido o tamanho desejado, é hora de investir em cuidados como manutenção regular, produtos como shampoos para barba, balms e óleos, além de um cuidado redobrado com a higiene.

O passo a passo para ter uma barba de lenhador parece longo, mas não é difícil. Basta que você tenha paciência e mantenha o seu objetivo em mente durante todas as etapas. Em breve você ostentará uma barba corpulenta e estilosa, da qual poderá se orgulhar.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *