Shampoo para barba: como e porque você deveria usar

Dica para Barbeiro

Shampoo para barba: como e porque você deveria usar

Bruno Mai
Escrito por Bruno Mai em 10 de dezembro de 2019
Junte-se a mais de 1.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Foi-se o tempo em que barba comprida era sinônimo de desleixo e má higiene. Hoje ela se tornou um ícone de estilo e é ostentada por homens de todas as idades. No entanto, para que a barba seja, de fato, um motivo de orgulho e admiração é preciso investir em cuidados e produtos especiais para mantê-la sob domínio. É aí que entra o shampoo para barba.

Assumindo a barba

Então você realmente decidiu deixar a barba crescer. Depois de um longo período de espera, tentando resistir à vontade de barbear tudo outra vez, finalmente uma barba longa e cheia é exibida em seu rosto. Pode parecer que a sua tarefa acabou por aqui, mas, não é bem assim.

Isso porque, manter a barba bem cuidada e com boa aparência é um trabalho igualmente importante e a longo prazo, pois a tarefa exige dedicação e cuidados especiais.

Há quem diga que ostentar pelos sobre o rosto é como ter um carro: se você negligencia a manutenção ou deixa de lavá-lo por meses a fio você terá problemas que vão além da estética.

Por isso, se você deseja aprender ou aprimorar sua rotina de cuidados, confira neste artigo algumas boas dicas de como o shampoo para barba e outros produtos podem te ajudar a mantê-la limpa, macia e (por que não?!) cheirosa. Continue a leitura!  

Saiba mais sobre a barba

A barba é um traço natural do corpo masculino e torna-se perceptível após a puberdade, juntamente com os pelos no púbis e nas axilas. Com o tempo, o que era apenas uma penugem torna-se mais grosso e escuro. O que para alguns é motivo de incômodo, devido a necessidade quase diária do barbear, para outros é um orgulho, sinônimo de vaidade e estilo.

O fato é que os pelos faciais não são uma exclusividade masculina. Tanto homens quanto mulheres os tem. No entanto, os folículos faciais masculinos geralmente produzem pelos mais espessos e escuros, que podem acabar se transformando em barbas substanciais se não cortados regularmente.

Isso porque nos homens os folículos pilosos respondem mais agressivamente à testosterona, o hormônio sexual abundante nos homens.

Devido a essa diferença hormonal, a barba ou os pelos faciais, são uma característica sexual secundária clássica. Ou seja, trata-se de uma característica de diferenciação entre os sexos, mas que não contribui diretamente para a reprodução, como é o caso dos órgãos genitais, por exemplo.

Barba e vaidade

Existe na natureza uma relação íntima entre a barba e a virilidade. Nos leões, por exemplo, a fartura de pelos faciais pode ajudar na disputa pelo sexo oposto. Os primatas, por sua vez, também exibem comportamento parecido.

Entre os seres humanos, entretanto, não há clareza sobre a opinião das mulheres quanto a barba. Enquanto algumas podem julgar um homem com pelos fartos sobre o rosto mais atraente, sério e/ou maduro, outras podem ser indiferentes ou até achar pouco interessante.

Na contramão da não unanimidade entre o sexo feminino, a opinião dos homens quanto a esse atributo é mais clara. Desde os primórdios da humanidade pelos faciais fartos são símbolo de virilidade e seriedade.

Variando em formato e fartura, grandes homens ao longo dos séculos já exibiram orgulhosamente o atributo, tais como Dom Pedro I, Abraham Lincoln, Machado de Assis, Friedrich Nietzsche, Leonardo da Vinci e Karl Marx.

Barba e higiene

Seja para agradar alguém ou ao próprio ego, manter a barba sob controle é o primeiro passo.

Com o auxílio da internet e dos catálogos de moda exaltando os estilos viking e lenhador, a barba, que já era aclamada por muitos, ganhou ainda mais relevância e, com isso, linhas completas de cuidados especiais para esta parte do corpo foram criados e oferecidos no mercado, incluindo bálsamos, hidratantes, óleos, tônicos e o famoso shampoo para barba.

Sabe-se que uma rotina de cuidados ideal envolve, pelo menos, lavar, condicionar e pentear. Há quem a incremente e acrescente na lista tonalizar, escovar e/ou modelar. Mas, para tornar o processo mais simples, principalmente para os iniciantes, é bom começar pelo básico.

Um estudo recente mostrou que a barba masculina pode conter mais bactérias do que os pelos de um cachorro, incluindo algumas potencialmente perigosas, como a E. faecalis e a S. aureus.

A afirmação, apesar de impactante, está diretamente relacionada com os cuidados de higiene desta parte do corpo, que necessita ser lavada diariamente.

Ao contrário do que muitos homens podem pensar, utilizar shampoo para barba é rápido e não ocupará mais do que 2 minutos em sua rotina matinal. Portanto, se você realmente se importa com a sua aparência (e saúde), vale a pena investir neste cuidado. Saiba mais a seguir.

Shampoo para barba: por que usar?

É muito provável que você já lave a sua barba diariamente, seja durante o banho ou após escovar os dentes. Mas, se você faz isso usando um shampoo tradicional ou, pior ainda, sabonete, é hora de rever alguns conceitos.

O shampoo para barba é muito mais do que uma invenção da indústria para arrancar o seu dinheiro. Trata-se de um produto pensado especialmente para aliar limpeza eficiente e profunda, mas que seja suave o suficiente para ser aplicado diariamente sobre a pele do rosto.

Assim, uma distinção importante entre o shampoo para barba e os produtos para cabelos é que o que feito para barba foi desenvolvido especificamente para os pelos faciais.

Uma coisa é fato: ninguém gosta de cabelos oleosos. Por isso, uma forma de remover o excesso de sebo e, com ele, a caspa e o mau odor, é utilizando shampoos ricos em agentes detergentes, que os eliminam juntamente com a espuma.

Essa oleosidade ocorre pois o couro cabeludo é rico em glândulas sebáceas, que secretam mais ou menos óleo a depender do clima, fatores genéticos ou hábitos deletérios do indivíduo.

A barba, por sua vez, é visivelmente menos oleosa do que os cabelos, portanto, o uso de shampoo capilar ou sabonete pode torná-la áspera, quebradiça, com frizz e bastante difícil de domar. Ademais, o uso de produtos inadequados pode ressecar a própria pele, causando coceira constante e descamação.

Assim, o shampoo para barba foi especialmente projetado para remover o excesso de óleo, sem agredi-las ou torná-las um emaranhado de pelos.

Ao introduzir o shampoo para barba em sua rotina regular, você provavelmente perceberá uma barba muito mais saudável e também uma consequente diminuição na quantidade de óleo ou bálsamo usados ​​regularmente.

Por isso é preciso usar um shampoo próprio para essa área e não um shampoo comum. Em resumo, podemos dizer que as desvantagens de utilizar shampoo comum na barba são:

  • Pelos fragilizados;
  • Ressecamento;
  • Fios opacos;
  • Barba indisciplinada.

O shampoo para barba, por sua vez, proporciona:

  • Limpeza profunda sem agredir;
  • Redução da coceira;
  • Sensação de refrescância;
  • Pelos mais disciplinados;
  • Aroma agradável e duradouro.

Como utilizar o shampoo para barba?

Tão importante quanto escolher os produtos certos, é saber como utilizá-los a seu favor. De modo geral, o modo de usar o shampoo para barba pode variar de acordo com a marca e as especificações do produto. Em itens com a finalidade de acelerar o crescimento, por exemplo, pode ser necessário deixá-lo agir por alguns minutos, enquanto outros exigem o enxágue imediato.

Veja abaixo algumas dicas essenciais para tirar máximo proveito do seu shampoo para barba e ostentar pelos admiráveis de agora em diante.

Aplicação

A maneira de aplicar o shampoo para barba é uma parte importante da sua rotina de cuidados e sua barba certamente agradecerá por isso.

A lavagem da barba exige uma abordagem mais gentil para limpar os pelos faciais do que o shampoo comum que você usa no couro cabeludo. Possui ingredientes mais suaves que proporcionam uma espuma mais delicada.

Para aplicá-lo basta colocar uma pequena quantidade na mão e esfregar diretamente na barba molhada no chuveiro. Massageie suavemente até obter espuma e enxágue em seguida.

Frequência ideal

Mesmo com shampoo comum, tem havido muita discussão sobre qual a frequência ideal de lavagem da barba.

Segundo os especialistas, como um bom meio termo, é adequado utilizar o shampoo para barba entre duas e três vezes por semana. Caso ela seja muito oleosa e aparente sujeira mais rapidamente, a frequência pode aumentar para quatro ou cinco lavagens semanais.

Caso você trabalhe na construção civil ou outras atividades que resultam em sujeira frequente, lavar diariamente com shampoo é uma atitude recomendada.

Em suma, quem determinará a frequência ideal entre as lavagens sempre será você mesmo. Algumas pessoas podem fazê-lo com maior ou menor frequência do que as mencionadas acima, e não há problema algum com isso, desde que utilizado produto específico, como o shampoo para barba.

Não é preciso mencionar que, caso algum pedaço do seu jantar se perca entre os pelos (acontece!), é importante removê-lo o quanto antes, não é mesmo?!

Cada barba, uma necessidade

Não pense que os shampoos especiais são exclusividade dos cabelos. Barbas também podem e devem investir em shampoos para barba específicos, de acordo com suas necessidades e características.

Assim, é possível encontrar produtos específicos para barbas tingidas ou grisalhas, peles oleosas ou sensíveis e até outros com fragrâncias exclusivas e cheias de personalidade. Você pode encontrar e comprar shampoo para barba online no Beard

Não raramente você encontrará shampoos para barba também nas versões em barra. Muitos barbudos têm dúvidas quanto a qual versão escolher, no entanto, saiba que não há entre eles diferenças que vão além da apresentação.

Algumas pessoas podem preferir utilizar o produto líquido, enquanto outros julgam o shampoo para barba em barra como mais prático e simples de utilizar. Seja qual for a sua escolha, vale a pena se atentar quanto a composição, visto que é isso que tornará o produto melhor ou pior para a sua pele e pelos.

Cuidados adicionais

Assim como os cabelos, a barba pode apresentar algum nível de ressecamento após a lavagem, mesmo com o uso de produtos específicos. Por isso, investir em uma linha completa de cuidados, incluindo condicionador e finalizadores, pode ser necessário.

Um dos itens mais procurados dos últimos tempos são os óleos para barba. Além da função de devolver a hidratação e a maciez, este produto adiciona uma fragrância duradoura e agradável. Na composição, o uso de óleos e extratos vegetais é comum, tais como jojoba, melaleuca, menta, amêndoas, abacate, rícino, entre outros.

Outro produto que é de grande ajuda na tarefa de manter os pelos faciais em dia são os balms. Além de tornar os fios mais macios, o produto ajuda a estilizá-los, proporcionando até mesmo o efeito liso, se desejado. Para isso, basta aplicar o balm logo após o shampoo para barba, modelando-a como de costume.

E por falar em modelar, não se pode deixar de mencionar as ceras para bigode, que ajudam a evitar pelos rebeldes e arrepiados, enquanto adicionam o toque extra de estilo ao visual.

Uma forma de potencializar os resultados é investir em produtos da mesma linha. Por utilizar compostos semelhantes e trabalharem para a mesma finalidade, seja de hidratação, crescimento, força ou manutenção da cor.

Conclusão

Como se pode perceber, cuidar da barba exige uma série de cuidados. Apesar de trabalhoso, investir em uma rotina completa, com shampoo para barba, balm, cera modeladora e tonalizantes específicos irá garantir fios mais saudáveis, macios e livres de problemas.

Se é dos barbudos que elas gostam mais, não se sabe ao certo. Mas, sem dúvidas, exibir uma barba cheia, bem aparada, limpa e cheirosa é um grande passo neste sentido. Ademais, sabe-se que este toque de autocuidado está diretamente relacionado com a autoconfiança.

Contudo, se você está seguro de que sua barba te deixa mais elegante, isso te beneficiará em vários aspectos da vida, como no trabalho, estudos e relacionamentos em geral.

Por fim, seja para as barbas menores, com até 2 centímetros de comprimento, ou para as mais longas, investir no shampoo para barba e demais produtos específicos te ajudarão a poupar tempo e dinheiro. Isso porque será necessário menos esforço para manter os fios alinhados, bem como menos produtos para aliviar a coceira e outros danos causados pelo uso de produtos inadequados.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *