Dica para Barbeiro

Como fazer a barba crescer: um guia completo

Bruno Mai
Escrito por Bruno Mai em 22 de dezembro de 2019
Junte-se a mais de 1.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Para muitos homens, fazer a barba crescer é mais do que um mero detalhe no visual. É preciso destacar que você não precisa necessariamente ter uma barba para ser masculino. Mas para muitos homens, o crescimento do tipo de pelos faciais tem um significado especial e há boas razões para isso.

A barba se tornou um sinônimo de moda e estilo, além de uma das demonstrações da saúde e do desenvolvimento masculino.

Sem mencionar que muitas mulheres acham os homens com barbas bem arrumadas muito mais atraentes. Segundo um estudo realizado com 8.250 mulheres pela Universidade de Queensland, na Austrália, homens com pelos faciais são os favoritos como possíveis parceiros de longo prazo. Para os homens heterossexuais esse é mais um bom motivo para cultivar belas barbas.

Outros estudos sugerem que tanto homens quanto mulheres percebem homens com barba como sendo mais determinados, fortes e maduros do que os que não a tem.

Portanto, não é de admirar que tantos homens se preocupem bastante com a aparência de seus pelos faciais. Por isso, se está procurando como fazer a barba crescer, este artigo é para você!

Confira um passo a passo para fazer a barba crescer

Todo homem merece saber como fazer a barba crescer e como cuidar de seus pelos faciais para que pareçam sempre recém-saídos da barbearia.

No entanto, a chave para o crescimento de uma barba não é encontrada em truques ou produtos milagrosos. Em vez disso, é necessário saber como cuidar e nutri-la à medida que ela se desenvolve.

Portanto, neste guia, você aprenderá não apenas todas as etapas de como fazer a barba crescer, como também sobre como cuidar melhor da sua barba em cada um desses estágios.

Planeje seu estilo de barba com antecedência

O primeiro passo para uma barba cheia e bonita é planejar seu estilo com antecedência, antes mesmo de começar a cultivá-la. Existem algumas razões diferentes para isso.

Muitas pessoas sabem que querem uma barba, mas não sabem exatamente qual modelo de barba devem cultivar. No entanto, essa decisão é essencial para saber, por exemplo, quanto tempo levará para fazer a barba crescer, qual o seu formato e com qual frequência você deve visitar um barbeiro.

Também é importante saber qual tipo de barba funciona melhor para o seu rosto. Para tanto, é importante considerar seu formato, estilo e até mesmo se o seu local de trabalho possui restrições quanto aos pelos faciais.

Preparando o terreno

Antes de deixar a barba crescer pode ser uma boa ideia começar a partir de uma tela em branco,  como um pintor mesmo. Isso significa que se barbear é um dos primeiro passos.

Fazer a barba lhe dará um local uniforme para o crescimento da barba, mas também dará mais uma chance de tratar sua pele antes de cobri-la com pelos longos e espessos.

Para isso, use uma lâmina de alta qualidade, preferencialmente nova. Isso porque o barbear pode ser muito traumático para a pele e quanto melhor a lâmina, mais suave ele será.

Também é realmente importante lubrificar a pele ao fazer a barba, portanto, use um creme ou espuma de alta qualidade. Evite irritações e inflamações ao utilizar uma loção pós-barba.

E não se esqueça: as lâminas, cremes de barbear e loções continuarão a fazer parte da sua rotina, mesmo após fazer a barba crescer.

Barba de dois dias

A barba de dois dias, também conhecida como “barba por fazer” já é um estilo de barba adotado por muitos. Portanto, se você deseja uma barba longa este é um estágio obrigatório.

Contudo, não tenha pressa para começar a esculpir neste momento. Via de regra, você deixará tudo crescer e somente depois começará a trabalhar no estilo de barba que deseja.

A menos que o seu estilo de barba exija manter o cabelo nessa área, mantenha-o bem aparado e barbeado da linha do pescoço para baixo. Este cuidado deixará a região com aparência mais limpa e bem cuidada.

Manter a pele limpa é também uma parte vital para evitar que o rosto comece a coçar e ajudará a manter os folículos capilares saudáveis. Assim, vale a pena investir em shampoos específicos para a barba, que limpam a pele e os pelos sem agredir.

Os primeiros centímetros

A média de crescimento dos pelos faciais é de 2,5 cm por mês. Portanto, pode levar de 1 a 3 meses para passar oficialmente da fase de "barba por fazer" para a fase "barba".

À medida que sua barba cresce você deve pensar além de apenas mantê-la limpa. Agora você também vai precisar se preocupar com a maciez e a aparência geral dos pelos.

Além disso, a manutenção da saúde da pele e dos folículos se torna um desafio ainda maior.

Assim, sempre que você for lavar o rosto, certifique-se de fazer espuma suficiente por dentro dos pelos, mantendo a pele limpa e livre de oleosidade e restos de alimento. Nesse ponto você também precisará utilizar um condicionador de barba. Isso ajudará não apenas a suavizar a barba, mas também a mantê-la hidratada e comportada.

E, finalmente, depois de fazer a barba crescer e atingir os primeiros centímetros de crescimento, você começará a usar óleo de barba. Ele ajuda devolver a hidratação e maciez, além de evitar a caspa, descamação, coceira e irritação.

O óleo de barba é um produto importante para qualquer homem interessado em cultivar uma barba completa e saudável. Portanto, é importante que você experimente alguns tipos diferentes para descobrir qual funciona melhor para você.

Barba em toda a sua glória

À medida que a barba continua a crescer, obviamente ela fica mais longa, preenche mais o rosto e se torna mais gloriosa. Mas também, ao chegar nessa fase, será ainda mais difícil de controla-la.

Nesse ponto você também vai querer ficar de olho no momento perfeito para começar a estilizá-la com a aparência desejada. Você pode estilizá-la em casa, embora seja recomendável que você encontre um barbeiro profissional para fazer a modelagem inicial, do jeito que você sempre sonhou. Isso define a forma como ela continuará a crescer.

Mostre ao profissional algumas fotos de como você quer que a sua barba se pareça. Deixe-o modelá-la e obtenha instruções sobre como fazer para mantê-la você mesmo.

Usar um bom bálsamo para barba pode realmente ajudar a controlar os pelos arrepiados e crespos. Porém, é importante controlar a quantidade de produto, já que o uso em excesso pode dar uma aparência oleosa aos pelos, o que certamente não é o que você deseja.  

Mantendo os resultados

Depois de conquistar a sua tão sonhada barba, é importante não esquecer a manutenção diária. Confira algumas dicas para uma rotina de cuidados que você pode adotar ao passar para os estágios finais de como fazer a barba crescer.

Lavando

Algumas pessoas defendem lavar a barba todos os dias. No entanto, especialistas afirmam que, assim como lavar o cabelo todos os dias não é necessariamente a opção mais saudável, lavar a barba todos os dias causar ressecamento e problemas adicionais.

Em vez disso, lave-a de 1-3 vezes por semana, usando um shampoo especial para esta área do corpo. Usar sabonete, sabão ou shampoos comuns podem acabar danificando os pelos da sua barba.

Escovação

É de suma importância escovar e/ou pentear a barba diariamente. De fato, quanto mais pelos faciais você tiver, mais frequentemente precisará escová-los. Portanto, adquira o hábito de manter a barba bem cuidada o tempo todo, evitando os nós e a aparência “desgrenhada”.

Óleo de barba

Enquanto o excesso de lavagem pode chegar a secar a pele e os pelos, o óleo de barba tem o efeito oposto. Os óleos de barba de qualidade contêm óleos essenciais e vitaminas que ajudam a hidratar e nutrir os cabelos e a pele, além de adicionar um aroma agradável.

Bálsamo para barba

O bálsamo pode ajudar a acalmar a pele e hidratar a barba, além de ajudar a modelá-la no dia a dia e a manter o estilo da sua barba para que você possa ter uma barba semelhante àquelas que vê nas fotos do Instagram ou do Pinterest. Uma quantidade do tamanho de uma moeda de 10 centavos deve ser suficiente para barbas de tamanho mediano.

Como você pode estimular o crescimento da barba?

Basta uma breve pesquisa na internet para encontrar uma infinidade de vídeos, artigos e produtos que prometem o crescimento milagroso dos pelos faciais. No entanto, ainda faltam estudos suficientes para comprovar se o uso de tônicos, loções ou massagens faciais é, de fato, eficaz.

A princípio, a melhor maneira de estimular o crescimento da barba é realmente evitar impedi-lo ou desacelerá-lo. Em outras palavras, deixe sua barba crescer naturalmente, enquanto cuida da sua saúde.

Cuide bem da sua pele para evitar quebras, pele seca e pelos encravados. Muito além do aspecto físico, estes problemas podem afetar a saúde da pele, que sofre com coceiras e pontos doloridos.

Se a foliculite aparecer vale a pena procurar um dermatologista e fazer o uso de antibióticos e/ou anti-inflamatórios antes de investir no crescimento da barba.

Mantenha-se saudável. A barba é apenas um reflexo do seu organismo, que deve estar em equilíbrio para que ela cresça adequadamente.

Por isso, ingira no mínimo dois litros de água por dia, evite o sedentarismo e hábitos deletérios, como o tabagismo, e evite alimentos gordurosos e/ou altamente industrializados.

Zele pela qualidade de seu sono. Dormir pouco causa uma série de danos à saúde, favorecendo a queda e o enfraquecimento do cabelo e pelos faciais. Logo, se você almeja fazer a barba crescer, durma de seis a oito horas por dia.

Alimente-se com equilíbrio e, se necessário, reponha vitaminas faltantes em seu organismo. Cuide do seu corpo e sua barba crescerá tão rápido e saudável quanto seu organismo permitir.

A carta na manga

Mas não acabamos de dizer que não existe milagre para fazer a barba crescer? De fato, não existe. No entanto, há algumas estratégias simples que podem te auxiliar a acelerar os seus resultados.

A primeira delas é fazer o uso de produtos cientificamente comprovados para fazer a barba crescer, como o minoxidil, por exemplo. Ele é vendido em diferentes concentrações, assim, consulte um profissional para saber qual é a mais indicada para você.

Se você já possui barba, porém sofre com as falhas, vale a pena utilizar tônicos e loções apenas na área afetada.

Outra dica é fazer as famosas massagens faciais. Para isso, basta fazer movimentos suaves e circulares com a ponta dos dedos diariamente sobre a zona de crescimento dos pelos. Você pode fazer isso enquanto utiliza produtos estimulantes para o crescimento ou enquanto faz a higiene da barba.

Vale a pena mencionar que existe um limite de crescimento para os pelos e cabelos. Logo, não espere ganhar cinco ou dez centímetros de barba em apenas um mês.

O grande segredo para fazer a barba crescer é ter paciência e perseverança. Lembre-se que você tem um objetivo e que fica mais perto dele a cada dia.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu que não basta parar de se barbear para ostentar uma barba bonita e corpulenta. Pelo contrário, é preciso começar a cuidar dela antes mesmo dos primeiros milímetros de pelo começarem a surgir.

Se você deseja fazer a barba crescer, comece escolhendo o estilo certo para você. Para isso, considere o seu estilo e rotina, de modo que a barba seja fácil e possível de manter.

Entenda que todos os estágios de crescimento da barba são igualmente importantes, portanto, merecem a devida atenção. Desde o início, opte por produtos especializados para os pelos faciais e busque a orientação de um barbeiro profissional sobre como mantê-la bonita e saudável.

Deste modo, você se habituará mais facilmente com a nova rotina e poderá ostentar uma barba muito mais bonita e bem cuidada, independentemente do seu estilo ou gosto pessoal.

E então, gostou das dicas? Quais cuidados você costuma ter para fazer a barba crescer mais rapidamente? Compartilhe com a gente a sua opinião deixando o seu comentário abaixo.

Este artigo lhe foi útil? Compartilhe-o com os seus amigos para que mais pessoas possam ter acesso às nossas dicas.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *