As 20 Melhores Dicas de Marketing para Barbearias

Dica para Barbeiro

As 20 Melhores Dicas de Marketing para Barbearias

Bruno Mai
Escrito por Bruno Mai em 23 de julho de 2019
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Você quer promover sua barbearia e atrair clientes fidelizados? Se sim, aqui estão as 20 melhores dicas de marketing e ideias para barbearias.

Devido ao fato de que atualmente a maioria dos homens gostam de ficar na moda, ser mais vaidoso e cuidar do seu cabelo, é comum encontrar barbeiros atualizados que estão tendo um negócio muito lucrativo.

Não é atoa que o ramo de barbearia cresceu 94,5% entre 2011 e 2016 e continua crescendo.

Homens não vão apenas as Barbearias para fazer cortes de cabelo. Elas oferecem um senso de companheirismo e são locais para interação humana.

A atmosfera que as barbearias entregam vão estar mais presente em barbearias locais do que numa franquia de barbearias.

Ter clientes fidelizados é a garantia de todo negócio bem sucedido.

Entretanto, empreendedores que desejam partir para o Mercado de Barbearia são encarados com o desafio inicial de construir sua clientela.

Isto não vem a ser uma surpresa até porque todos nos sabemos  que as maiorias das pessoas estão mais ligadas aos seus atuais barbeiros e podem ficar sem vontade para tentar algo novo sem ser convencidos.

Também, há uma gigantesca competição e geralmente nunca é fácil quando se começa um novo negócio.

Mas é possível para um novo barbeiro construir sua clientela.

Então, exatamente como construir essa clientela?

Aqui estão 20 dicas que irão ajudar você a fazer isto:

1. Ofereça Excelentes Serviços Para Sua Clientela

Sem sombra de dúvidas, um atendimento excepcional é o fator Número 1 quando se fala em fazer os clientes da sua Barbearia feliz.

A prova disso é o fato de que tudo que você faz é referente a serviço do cliente. Tente seu melhor para ser amigável e cortês para eles.

Você também tem que ter em mente que se um cliente tem uma experiência negativa com você, eles não irão apenas parar de ir ao seu estabelecimento, mas irão contar a seus amigos, familiares ou até mesmo postar algo negativo nas suas redes sociais.

Isso vai levar você a perder ainda mais clientes.

Ainda há aqueles clientes que têm más atitudes e se sentem no poder somente porque estão pagando a você.

Não deixe isso acontecer. Permaneça relaxado e foque no seu objetivo diário.

2. LogoMarca de Barbearia

Simplesmente porque você é uma pequena barbearia não significa que você não possui uma marca.

Ter uma marca vai além de ter uma logo para sua barbearia.

Isso inclui a personalidade e valores que sua marca representa, uso da cor, a escrita do seu site e outras artes impressas, a decoração e a aparência da sua barbearia, o estilo das fotos que você posta online e claro seu corte de cabelo.

A marca que sua empresa deve ter deve ser influenciada pelo publico alvo do seu negócio.

Para você criar sua logo, eu recomendo usar o Canva. Além de ser gratuito, oferece ótimos design de logos que você pode se inspirar,

3. Use Mídias Sociais para Construir sua Base de Cliente

No passado, você poderia promover seu negocio em capas de jornais e outras revistas para atrair mais clientes.

Hoje em dia, todos sabem que esta ‘’tecnologia’’ não te leva a nenhum lugar.

As Mídias Sociais mudaram quase tudo sobre marketing digital e o jeito que as pessoas veem a sua forma de fazer marketing.

Atualmente, as redes sociais são a melhor forma de fazer marketing.

Elas ajudam as pessoas a se conectarem cada vez mais com suas marcas preferidas.

Quanto mais as pessoas veem seus maravilhosos cortes de cabelo, mais eles irão querer se associar com seus serviços.

As mídias sociais que você deve ter hoje são “Facebook” para você poder criar um Fã Club para todos os admiradores do seu trabalho e, obrigatoriamente, uma conta no “Instagram”.

Estes dois são os principais. Tenha certeza que você atualiza sua conta frequentemente com posts de qualidade.

Use as mídias sociais para exibir suas habilidades e o que elas podem fazer para sua marca.

4. Use folhetos com Imagens para Aumentar a Clientela

A tecnologia pode ser a nova moda, mas não se esqueça que os folhetos podem crescer sua clientela também.

Eles continuam sendo muito importante para o crescimento do seu negócio.

Você pode criar um folheto através do Canva e entregar quando você puder.

Você também pode dar para seus clientes atuais para que eles possam entregar para suas famílias e amigos.

Folhetos são sempre produtivos, mesmo que as pessoas tendem a sobrestima-lo.

5. Esteja Apresentável para Construir uma Clientela

Se vestir do jeito que você quer é um pensamento muito antigo, mas alguns barbeiros continuam fazendo isso ainda hoje.

Você é o seu melhor modelo.

Ninguém vai acreditar que você vai poder dar o melhor estilo de cabelo se você se veste mal.

As pessoas tendem a gostar de barbeiros com o cabelo bem feito. Então, você deve ter certeza que seu cabelo está limpo e bem cuidado para poder ser um exemplo.

Ser apresentável obviamente vai além do corte de cabelo. Suas roupas e seus sapatos também contam.

6. Entregue mais

Isso sempre funciona!

Você pode oferecer a seus clientes serviços extras como um adicional pelo que eles pagaram, sem aumentar o preço.

Então, ao invés de dar apenas um corte de cabelo comum, ofereça um Oshibori e uma massagem no cabelo ou até mesmo facial.

Dê a sugestão de aparar os pelos em volta da orelha e da sobrancelha que garantirão o seu cliente feliz, converta novos visitantes em visitantes regulares, e você vai obter ótimas avaliações na internet.

7. Influenciadores Digitais

Até mesmo as maiores empresas do mundo usam influenciadores para poderem crescer o poder das suas marcas e você pode fazer o mesmo.

Você pode dar aos seus clientes bônus ou descontos sempre que eles trouxerem novos clientes.

Tenha certeza que são descontos em serviços bons, se não isso vai ser em vão.

Algumas ideias são:

-Oferecer 50% de desconto para o próximo corte de cabelo por cada novo cliente que alguém trazer.

-Oferecer um desconto de “Pai e Filho”.

- Usar as redes sociais para avaliar positivamente sua barbearia e ajudar a crescer sua autoridade no mercado e também compartilhar fotos no seu estabelecimento.

- Perguntar aos seus clientes para indicarem a barbearia para seus amigos, familiares e conhecidos.

8. Tenha Certificados de Barbeiro

Seu cliente vai se sentir muito mais seguro se ele souber que você possui um certificado para trabalhar como barbeiro.

O certificado irá também ajudar a tornar novos clientes em clientes regulares desde que você mostre que você é claramente um profissional.

Para conseguir um certificado você precisa procurar um curso de barbeiro que seja reconhecido nacionalmente.

9. Escolha o Local Ideal

Sem sombras de dúvidas, a localização da sua barbearia é um dos principais fatores no que diz o quão sucedido vai ser seu negócio.

Não é somente a localização que você vai ter que planejar, mas também precisará pensar um numero de variáveis fatores incluindo seu orçamento, a dimensão do seu espaço proposto, a vizinhança, as pessoas que estão na localidade, área demográfica, requerimentos locais, estacionamento, características físicas e termos de aluguel.

Não é toda localização que se encaixa para uma barbearia. Você precisa marcar qual será seu publico alvo quando você esta procurando por um local.

As pessoas que você pretende atender precisam se sentir bem com a ideia de ir ao local onde fica a sua barbearia.

Você também pode estar localizada nas redondezas onde seu publico alvo mora.

Outros pontos que você também precisa olhar quando estiver escolhendo uma localização:

-Se você não tem a capacidade de ser igual ou melhor do que seu concorrente sem que exceda o seu orçamento.
- Se o tamanho do mercado não é grande o suficiente para abranger você no local.
- Se o seu público alvo na localidade tem um poder de compra.

Uma boa visibilidade vai complementar os efeitos de suas campanhas de marketing.

10. Faça a primeira experiência contar

A maioria das vezes em negócios, você geralmente não tem uma segunda chance para criar uma “primeira impressão”, você precisa ter certeza que sua primeira impressão que o cliente vai ter com a barbearia seja excepcional.  Para isso, você deve cuidar para que sua fachada e seu interior possuam um bom design, mantendo a fila de espera a menor possível quando você pode ou pedir desculpas quando não puder , tendo cadeiras confortáveis , formas de pagamentos fáceis e,claro, um ultimo contato memorável.

11. Boca a boca

As pessoas valorizam o que seus familiares ou amigos falam sobre você, fazendo deles um poderoso recurso para construir sua clientela.

Se seus clientes atuais amam o serviço que você entrega, eles serão seus melhores defensores, então não tenha medo de pedir a eles por recomendações e encoraje eles a contar a seus amigos sobre você.

12. Cuidar dos seus Não-Clientes

Algumas vezes, homens vão para os Barbeiros acompanhados de outras pessoas que não precisam necessariamente de um corte de cabelo.

Isso é, especialmente, para pais que trazem seus filhos mesmo que eles não queiram um corte.

Você pode oferecer pipoca ou ate mesmo pirulito na área de espera.

Isso vai longe com as crianças.

Ofereça as pessoas alguma coisa que os entretenham enquanto esperam.

Há muitas ideias para isso, talvez uma bebida ou até mesmo uma lavagem no carro enquanto espera seu corte.

13. Separe os Homens das Crianças

Dedique uma parte da sua barbearia apenas para crianças, não somente isso irá ajudar para seus pais relaxarem enquanto você corte o cabelo dele, como você também pode terminar cortando o cabelo da criança também.

Porém, você precisa ter certeza que a área das crianças não seja a vista ou não atrapalhe, sonoramente, seus clientes regulares.

14. Faça Upsell com seus clientes

Seus clientes atuais podem fornecer mais dinheiro para sua carteira.

Você já convenceu eles a entrarem na sua barbearia, mas você precisa obter vantagem total dos seus clientes regulares.

Como?

Aumentando o Ticket médio dos seus clientes através de mais, melhores e serviços mais caros. Assim você irá aumentar o ganho que você tem por cada individuo sem gastar nada.

15. Ofereça novos serviços e produtos

Você pode ganhar mais dinheiro por cliente e atrair novos clientes se você constantemente revisar as suas ofertas.

Isso pode significar trazer uma esteticista, ou simplesmente oferecendo uma nova linha de produtos.

Você precisa sempre estar antenado com oque seus clientes querem.

Apenas tenha certeza de gastar um pouco do seu tempo com pesquisa de mercado para descobrir oque as pessoas querem antes de adiciona-los a sua lista de serviços e aumentar as suas despesas.

16. Pergunte o que seus clientes querem/precisam

Antes de você alterar qualquer dos seus serviços da sua barbearia, pegue o feedback dos seus clientes.

Você pode pegar o feedback simplesmente através da maneira antiga, perguntando.

Pode ser que alguns dos seus clientes digam coisas boas para não machucar seus sentimentos. Uma dica é colocar uma caixa na recepção onde eles podem colocar seus feedbacks.

17. Cobre Mais

Pode parecer contra intuitivo tentar e criar mais negócios através de mais cobrança mas não é.

Na maioria das vezes, pessoas tendem a associar coisas baratas com baixa qualidade.

Você pode usar um preço mais alto para na verdade se separar da concorrência daqueles que cobram um preço baixo e criar um ar de exclusividade.

Há duas coisas que você precisa fazer para isso funcionar:

-Não crie somente combos de serviços (há um limite de quanto eles estão dispostos a pagar).
- Não esqueça de oferecer alguns serviços mais baratos do que a concorrência esta cobrando (ninguém quer se sentir roubado)

18. Esteja Listado nos Diretorios Locais

Graças a Internet, pequenas empresas podem ser listadas gratuitamente em diretórios locais.

Quando a empresa esta listada no diretório, pessoas de todo mundo podem achar sua empresa no mapa e ver suas informações de contato.

A melhor parte é: Você não precisa pagar nada para ser registrado nesses diretórios.

Alguns dos mais populares diretórios são “Google Meu Negócio”, “TripAdvisor”, “Bing Places”.

Como você pode ver, todos esses diretórios são administrados pelas grandes empresas de buscas.

19. Seja um bom ouvinte

Quando o cliente está desapontado ou insatisfeito com o que você oferece e ele falar para você , você deve tentar seu melhor para ouvi-lo.

Resista a tentação de interromper o cliente no meio mesmo se o que ele esta dizendo a você soe sem razão.

Se você interrompe-lo, há sempre uma tendência de a situação escalar e eles irão sentir como se você não estivesse preparado para ouvir a opinião deles.

Foque inteiramente na queixa e tente ouvir detalhadamente o que eles tem a dizer.

Se eles estão fazendo queixa do telefone, você precisa analisar os principais pontos do que o cliente falou e depois proceder para resolver o problema que eles levantaram.

Um cliente que reclama deve ser encorajado porque a maioria das pessoas não irão reclamar diretamente para o dono do negocio sobre o descuido da sua empresa, em vez disso eles irão parar de indicar a sua empresa.

Assim sendo, você deve ser proativo sobre os feedbacks, processando e ajustando suas operações seja qual for o problema que os seus clientes levantaram.

20. Seja Relevante Localmente

Como dono da barbearia , você precisa ser familiarizado com a comunidade em que você ira operar.

Isso vai ajudar você a crescer com o marketing e divulgar ideias que organicamente fazem sentido para sua comunidade.

Conclusão

Pode parecer difícil construir sua clientela no começo, mas não perca o foco.

Apenas tenha certeza que você toma todo cuidado nas ações diárias.

Logo você terá tropas de clientes regulares que adoram seus serviços e sempre voltam e isso ajuda a construir a sua clientela.

Sempre lembre que para sua empresa crescer, você constantemente precisa construir os melhores aspectos (serviço ao cliente, oferta de produtos, e marketing) para esculpir o seu pedaço do mercado.

Identifique as coisas que não estão funcionando (modelo de agendamento que não funciona, maquinas quebradas, produtos vencidos), arrume-os ou elimine-os.

Como adição, aprenda a promover seus serviços o máximo possível.

Isso pode ser feito através panfletos, cartões profissionais, lista de diretórios e até mesmo jornais/revistas.

Faça isso regularmente até você conseguir clientes regulares.

Você não está apenas procurando por aqueles clientes que vem para você quando os barbeiros regulares deles estão ocupados, você esta procurando por aqueles que são fidelizados ao seus serviços.

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