Você sabia que o mercado de barbearia está cada vez mais promissor e aquecido para quem deseja começar a empreender?
Nos últimos anos o mercado de beleza masculina cresceu com força, e ainda apresenta fortes sinais de crescimento nos anos seguintes. Mais precisamente, o setor de beleza masculina simplesmente dobrou de tamanho ao longo dos últimos 5 anos.
E com isso, o mercado de barbearias cresce na mesma pegada, tornando-se uma interessante oportunidade para empreender. Ainda mais para quem está começando, abrindo seu primeiro negócio.
Entenda neste conteúdo porque o mercado de barbearia é um dos mais promissores para empreendedores iniciantes.
Alguns dados do mercado de beleza masculina e mercado de barbearia
De acordo com dados da ABF - Associação Brasileira de Franchising, o segmento de beleza, bem-estar e saúde teve um crescimento de 10% na última década. O que gerou um faturamento total de aproximadamente R$ 100 bilhões.
O público masculino respondeu por cerca de 30% desse faturamento. Pode parecer pouco, mas é importante ver que esse segmento sempre foi extremamente dominado pelas mulheres. Que já chegaram a ter mais de 90% do percentual de consumo no segmento.
A ABF mostra como os homens estão assumindo uma fatia interessante do mercado e segmento de beleza. E como registros anteriores mostram, o público consumidor masculino só está crescendo.
Outra fonte que comprova isso é a Euromonitor Internacional, que acompanha o setor de beleza em 80 países. Num relatório da Euromonitor Internacional mostrou que o setor de beleza masculina no Brasil praticamente dobrou em cinco anos.
Entre os anos de 2011 a 2016, o faturamento da parte masculina dentro do segmento de beleza cresceu 94%. E ainda de acordo com a Euromonitor International, o esse faturamento deve crescer mais 7,1 até o fim deste ano de 2019.
O que deve gerar um movimento total de U$S 67 bilhões em vendas. Tornando-se assim o maior mercado do mundo na categoria.
Esse crescimento impulsionou todos os segmentos internos relacionados a beleza masculina. E um deles foi o mercado de barbearia.
Mercado de Barbearia: um mar de oportunidades e atratividade para novos empreendedores
Montar e abrir uma barbearia foi visto por muito tempo como um negócio sem muito potencial de crescimento e lucro. Afinal, a imagem principal que boa parte dos brasileiros tinha de uma barbearia era a de um lugar pra cortar o cabelo e fazer a barba.
Mas essa imagem está mudando rapidamente com o crescimento do consumo com beleza e estética por parte dos homens. E hoje, o mercado de barbearia tem se tornado um verdadeiro mar de oportunidades para desejar abrir um negócio.
Desde um crescimento na diversificação de serviços demandados pelos homens até mesmo o modelo de negócios. Diversas novas maneiras de faturar com barbearias tem surgido no cenário brasileiro nos últimos anos.
Continue lendo para entender melhor porque entrar no mercado de barbearia pode ser a melhor opção pra quem começa a empreender.
Perenidade do negócio e fidelidade de clientes alta
Praticamente todos os homens precisam cortar o cabelo com um intervalo regular de tempo. Pois afinal o cabelo cresce naturalmente ao longo dos dias, e uma hora pode se tornar muito grande para mantê-lo.
O mesmo vale para a necessidade de fazer a barba, embora esta pode ser cultivada por muito mais tempo.
Isso faz com que os salões e as barbearias tenham em mãos um negócio que possui a perenidade. Ou seja, possui uma demanda inevitável e que tem certa regularidade. E por consequência, uma forma de estimar uma receita previsível.
Além disso, uma vantagem encontrada no mercado de barbearia é a maior facilidade de fidelizar clientes.
Homens costumam ser muito práticos e voltar a consumir mais de um produto ou serviço que já aprovaram. Assim, barbearias que entreguem cortes e outros serviços de qualidade conseguem fidelizar clientes com grande facilidade.
Novos serviços e venda de produtos especializados: novas formas de aumentar o faturamento
Outra grande vantagem para quem se aventura no mercado de barbearia tem sido o aumento nos pedidos de serviços específicos.
Por estarem mais vaidosos, boa parte dos homens não deseja mais apenas um corte simples de cabelo bem feito. Eles buscam um corte com estilo próprio, personalizado, ou pelo menos algo que está na tendência atual.
Com a barba acontece a mesma coisa, os pedidos por inovações e mais estilo estão subindo.
Por conta disso, muitas barbearias estão apostando na oferta de serviços que antes não eram comuns em salões masculinos. Mas que agora vem ganhando um espaço notório e caindo no gosto dos homens.
Entre esses serviços estão, por exemplo:
- Camuflagem de cabelos brancos;
- Barboterapia;
- Selagem;
- Texturas;
- Cortes personalizados ou com referência em tendências atuais;
- Platinado dos cabelos;
- Entre outros…
Além da maior diversificação de serviços, a venda de produtos de beleza também ajuda a tornar o mercado de barbearias mais atrativo.
O uso de géis, pomadas para cabelo não para de subir. Outros produtos para barba, como óleos de barba e Balms, também vem conquistando o apreço dos homens.
Franquias de barbearia: uma abordagem mais segura para novos empreendedores do mercado
Uma outra possibilidade vantajosa para jovens empreendedores ao escolher o mercado de barbearia é o modelo de franquias.
Muitas barbearias resolveram inovar e oferecer mais do que cortes de cabelos, barbear e outros serviços de beleza masculina.
Elas também estão apostando em tornar a barbearia um espaço mais interessante para os homens. Colocando bebidas, jogos como sinuca, entre outras atividades para o público aproveitar ainda mais a experiência.
O sucesso dessas práticas é tanto que hoje muitas barbearias estão replicando o modelo e montando redes por meio de franquias.
As franquias são uma ótima modalidade de negócios para iniciantes, pois ela oferece um modelo validado de negócios. Além disso, o franqueado conta com benefícios como a ajuda da rede.
E aí, ficou interessado em abrir sua própria barbearia, então confira esta matéria que o Sebrae fez para te ajudar a como montar seu negócio neste mercado.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.